Monday, February 25, 2008

As novas possibilidades de se informar significam também novas formas de emitir informação. O mercado para o jornalista recém-formado hoje está muito mais amplo que há alguns anos atrás.

A popularização da Internet proporcionou outras formas de atuação do jornalista. Grandes jornais já têm redações específicas para a Internet, e muitos sites dispõem suas notícias em novos formatos, como o podcast.


Porém, entre os acadêmicos de jornalismo, a expectativa a respeito do novo nicho de mercado é divergente. Enquanto alguns vêem nisso mais uma opção para exercer a atividade jornalística, outros têm desconfiança. Alessa Rovere, estudante do sétimo semestre, diz que o jornalismo online só vai representar oportunidade efetiva se as empresas investirem mais na área. Para ela, os blogs jornalísticos “são muito informais, não têm influência no mercado.” Já o aluno do quinto semestre Davi Sarubbi diz que, a longo prazo, o jornalismo online será uma área “bastante lucrativa”. Segundo ele, é possível ganhar com anúncio publicitário como nos outros meios de comunicação, e “uma das maiores barreiras para abrir um veículo de comunicação é concessão do governo e dinheiro”. A facilidade e liberdade que se tem na Internet são os fatores principais que levam Oliveira à essa posição, mas ele também acredita que os veículos de comunicação na Internet podem substituir outros veículos, no futuro.

[ainda não acabou]

1 comment:

Mauricio said...

passei por aqui =]
curti o "jornalismo digital" em letras pixeladas ;)
bjo