Monday, April 14, 2008

Jornalismo na Rádio Gato-Pelado

Nova atividade do CMP permite aos alunos experimentarem a área da comunicação

Este ano, os alunos do Colégio Municipal Pelotense (CMP) poderão ter experiências novas. Quem estiver cursando a oitava série ou o Ensino Médio pode se inscrever para participar da Rádio Gato-Pelado. Os participantes da rádio farão programas informativos, para serem transmitidos nos intervalos.

A Rádio Gato-Pelado é uma parceria entre a escola - que já está com a rádio em funcionamento desde 2007 - e a Universidade Católica de Pelotas, através de um projeto de quatro alunas do curso de Jornalismo. Uma das idéias do projeto é apresentar aos alunos o radiojornalismo. Jorge Malhão, professor orientador do projeto diz que na faixa etária dos alunos em questão, as rádios FM são mais populares. Por isso, eles acabam pensando que "rádio é só música, mas têm de ouvir rádios de notícias para entender." O objetivo mais importante, porém, é oportunizar a experimentação nessa área, uma grande chance para quem pretende cursar faculdade no campo da comunicação. "Para os alunos que estão no ensino médio, é uma oportunidade de conhecer e buscar áreas de identificação", diz Bianca Zanella, uma das estudantes da UCPel envolvidas no projeto.

Para tanto, os alunos interessados e selecionados participarão de oficinas e palestras, para conhecer melhor o planejamento no rádio. Também haverá visitação à Rádio Universidade AM, pertencente à UCPel, para que conheçam a realidade dos jornalistas de rádio. Mas mais que tudo isso, a Rádio Gato-Pelado vai servir como canal de comunicação para a comunidade do CMP, que poderá se manifestar e aprender ao mesmo tempo.

[Release para público interno]

No comments: