Monday, April 14, 2008

Novos Programas na Rádio do CMP

Em 2008, Rádio Gato-Pelado terá programas informativos produzidos pelos alunos

A partir de 2008, o Colégio Municipal Pelotense (CMP) vai oferecer uma nova atividade extra-curricular a seus alunos. A novidade deste ano letivo é a Rádio Gato-Pelado, que ficará disponível para os alunos "testarem" suas aptidões para o radiojornalismo.

A escola tem a aparelhagem para a rádio desde 2007, mesmo ano em que foi posta em funcionamento. Os programas, no início, eram totalmente musicais - os alunos eram locutores e anunciavam músicas que levavam para tocar. Através de uma parceria com alunas do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Rádio Gato Peladoterá programas informativos.

Para as acadêmicas, a nova programação da Rádio Gato Pelado representa a execução de um projeto experimental idealizado no semestre anterior. O objetivo é inserir os alunos no contexto jornalístico do rádio, e produzir programas que incluam entrervistas, matérias etc., de forma a apresentar-lhes formatos que muitas vezes desconhecem. Segundo o professor orientador do projeto, Jorge Malhão, os jovens estão distantes da programação jornalística do rádio porque na FM isso é menos comum. "Eles pensam que rádio é só música, mas têm de ouvir rádios de notícias para entender."

A rádio, além de servir como canal de comunicação para a comunidade do CMP, possibilitará aos alunos que participarem a experimentação na área do jornalismo. "Para os alunos que estão no ensino médio, é uma oportunidade de conhecer e buscar áreas de identificação", diz Bianca Zanella, uma das estudantes da UCPel envolvidas no projeto.

[Release para público externo]

No comments: