Thursday, May 15, 2008

Análise de site corporativo

Análise do site do Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP), de acordo com as heurísticas propostas por Cláudia Dias em Heurísticas para Avaliação de Usabilidade em Portais Corporativos.


Heurística 1 - Visibilidade e reconhecimento do estado ou
contexto atual, e condução do usuário

Os links estruturais permanecem à esquerda do conteúdo durante a navegação, mas não é mostrado ao usuário o caminho que ele percorreu para chegar à informação.

O menu à esquerda é organizado em grupos, e no topo de cada conteúdo é informado apenas a que grupo pertence aquela página. Isso funciona como caminho quando o link está visível no menu estrutural, mas como são usados menus popup para algumas informações, nestes casos o título do grupo não informa exatamente o caminho.

Acima do conteúdo, são mostrados o título do grupo (Água) e o título do conteúdo (Consumo), o que não pode ser considerado caminho por suprimir o link Informe.

Os links externos estão dispostos no menu à direita (grifo em verde), portanto identificados de forma diferente; embora entre eles haja também links internos, estes links internos estão presentes nos dois menus. O logo da instituição está sempre visível, no canto superior esquerdo da página (grifo em laranja). Não há serviço de busca.

No menu à direita, links externos dividem espaço com links internos como "Licitações"


Heurística 2 - Projeto Estético e Minimalista


As cores utilizadas são o azul (títulos e links) e o preto (texto). A caixa alta não é usada, os níveis se definem pelo uso ou não de negrito e pelo detalhe no layout.

São usados menus popup horizontais, que não deixam as opções sempre visíveis. Não há indicação da presença de menu popup nos links que os têm (como uma seta, por exemplo). Para os menus abrirem, basta pousar o cursos sobre o link, o que pode atrapalhar a navegação se o mouse "passar" por um link acidentalmente.

Os diferentes tipos de informações estão agurpados, como aconselha Dias. Porém, os serviços que podem ser executados pelo usuário - talvez o mais importante no site - estão localizados na parte inferior do menu, e precisam de uma rolagem para serem vistos.

É necessária uma rolagem para ter acesso ao menu Serviços (grifos em laranja).

O cabeçalho do site é animado, e assim se mantém durante toda a navegação. Porém, sua composição é leve e de acordo com o padrão de cores do site, não distraindo o usuário.

Heurística 3 - Controle do Usuário

O usuário precisa memorizar o caminho às informações - ou procurá-lo novamente -, pois o site não deixa claro em todos os casos. O acesso à página principal, através do logo no canto superior esquerdo, está sempre visível. Não há sistema de busca. Todos os conteúdos apresentam opção de impressão (abaixo do conteúdo).

Em muitos momentos o site abre janela adicional. Para melhor visualização de fotos e segunda via da conta de água, por exemplo. No caso da segunda via, ainda são necessários mais dois cliques para finalizar a tarefa (incluindo a inserção dos dados).

Passos para a aquisição da segunda via da conta de água (grifos em laranja, mostrando os cliques necessários)


Heurística 4 - Flexibilidade e Efeiciência de Uso

O problema em relação a eficiência de uso está no fato de o menu serviços exigir rolagem vertical, como foi citado no item Heurística 2. No entanto, há pontos positivos como a identificação dos links estar adequada ao seu conteúdo e não haver rolagem horizontal da tela. Ainda, na página principal são apresentadas as notícias mais recentes, que abrem em uma janela adicional.

As notícias abrem em janela adicional


Heurística 5 - Prevenção de Erros

Não foram encontradas no site páginas "em construção" nem dados desatualizados. A comunicação de erros, porém, apresenta extensa linguagem técnica antes da mensagem.

Especificação do erro (grifo em laranja) vem abaixo da linguagem técnica.


Heurística 6 - Consistência

Os links nem sempre respeitam o padrão web. Considerando que o padrão web é feio, o problema prático dos links deste site é que eles nem sempre são suficientemente diferenciados do restante do texto, e não seguem um padrão específico.



Três formas diferentes de caracterizar links

Em outros casos, as cores e layout das páginas seguem o mesmo padrão, conforme orientação de Dias; bem como o destaque das palavras e trechos importantes está em conformidade com o texto da autora.


Heurística 7 - Compatibilidade com o Contexto

Com exceção do primeiro grupo de links (SANEP) no menu à esquerda, os grupos de links estão dispostos em ordem alfabética. Considerando que têm aproximadamente a mesma relevância, o problema se refere à localização do grupo Serviços, que exige uma rolagem para ser acessado (aspecto comentado nos itens Heurística 2 e Heurística 4); assim, a estrutura não está determinada pelas tarefas que os usuários podem realizar por meio do portal.

1 comment:

Sem Papel e Tinta said...

Site perfeito não existe. Mas, no serviço público, a coisa consegue piorar...