As novas possibilidades de se informar significam também novas formas de emitir informação. Uma das opções para diversificar as fontes de informação são os blogs, que independente de serem rotulados de jornalísticos ou não, podem trazer notícias, opinião, relatos etc.
O que é blog?

Nicho de Mercado
Enquanto não se consegue definir o que pode ou não ser chamado de blog, muitos blogueiros ganham credibilidade e às vezes dinheiro por seus posts. O Google AdSense propõe a inclusão de propagandas no blog, de forma que se relacione o assunto do blog e o anunciante, e cada clique recebido naquele site garante ao dono uns trocados. Para o Google e os anunciantes, o serviço é eficiente porque o link estará sendo exibido para o público adequado.
Também muitas empresas pagam a blogueiros para escreverem sobre seus produtos. Embora nem todos sejam a favor da prática, o mais aceito hoje são blogs que publicam esse tipo de post com a devida indicação de que foi pago. Recentemente, o blog Futepoca gerou polêmica ao divulgar que teria recebido uma proposta de uma agência de publicidade a serviço da Nike para que publicasse um post a pedido da empresa.
Exercício do jornalismo
Ainda que alguns vejam nisso mais uma opção para exercer a atividade jornalística, outros têm desconfiança de que se possa efetivamente se tornar um nicho de mercado.
Alessa Rovere, estudante do sétimo semestre de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), diz que o blogs jornalísticos só vão representar oportunidade efetiva se as empresas investirem mais na área. Para ela, eles “são muito informais, não têm influência no mercado.”

No comments:
Post a Comment