Saturday, April 26, 2008

Blogs podem ser nova opção dos jornalistas

Relação entre blogs e jornalismo se fortalece

As novas possibilidades de se informar significam também novas formas de emitir informação. Uma das opções para diversificar as fontes de informação são os blogs, que independente de serem rotulados de jornalísticos ou não, podem trazer notícias, opinião, relatos etc.

O que é blog?

Segundo pesquisa do Ibope, há 10 milhões de leitores de blogs no Brasil, número que representa quase a metade da população com acesso à Internet no país. Mas de acordo com o professor do curso de Jornalismo da PUC-RS Marcelo Träsel, definir o que pode ser chamado de blog tem se tornado cada vez mais complicado. Para ele, os elementos que caracterizavam sites como blogs - ter um ou poucos autores, freqüência de postagem, ordem cronológica reversa e espaço para comentários - agora caracterizam também sites que, a princípio, não são blogs; bem como há blogs que não condizem com essa estrutura. "Os elementos típicos dos blogs se disseminaram por todo tipo de site. Por outro lado, sites que em geral seriam reconhecidos como blogs não apresentam mais esses elementos. Torna-se cada dia mais difícil diferenciar uma coisa da outra."

Nicho de Mercado

Enquanto não se consegue definir o que pode ou não ser chamado de blog, muitos blogueiros ganham credibilidade e às vezes dinheiro por seus posts. O Google AdSense propõe a inclusão de propagandas no blog, de forma que se relacione o assunto do blog e o anunciante, e cada clique recebido naquele site garante ao dono uns trocados. Para o Google e os anunciantes, o serviço é eficiente porque o link estará sendo exibido para o público adequado.

Também muitas empresas pagam a blogueiros para escreverem sobre seus produtos. Embora nem todos sejam a favor da prática, o mais aceito hoje são blogs que publicam esse tipo de post com a devida indicação de que foi pago. Recentemente, o blog Futepoca gerou polêmica ao divulgar que teria recebido uma proposta de uma agência de publicidade a serviço da Nike para que publicasse um post a pedido da empresa.

Exercício do jornalismo

Ainda que alguns vejam nisso mais uma opção para exercer a atividade jornalística, outros têm desconfiança de que se possa efetivamente se tornar um nicho de mercado.

Alessa Rovere, estudante do sétimo semestre de Jornalismo da Universidade Católica de Pelotas (UCPel), diz que o blogs jornalísticos só vão representar oportunidade efetiva se as empresas investirem mais na área. Para ela, eles “são muito informais, não têm influência no mercado.”
Já o aluno do quinto semestre do mesmo curso Davi Sarubbi diz que, a longo prazo, o jornalismo online será uma área “bastante lucrativa”. Segundo ele, por ser possível ganhar com anúncio publicitário como nos outros meios de comunicação, e já que “uma das maiores barreiras para abrir um veículo de comunicação é concessão do governo e dinheiro”, a facilidade e liberdade que se tem na Internet são os principais fatores que levam Oliveira acreditar que os blogs vão se equiparar aos veículos jornalísticos tradicionais.

No comments: