Thursday, May 8, 2008

Eleições para diretório acadêmico movimentam o Campus II

A disputa acirrada pelo D.A. da Comunicação Social tem direito até a chapa de protesto

300 alunos da Comunicação Social da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) se dividiram entre duas chapas, que concorriam para representá-los durante o próximo ano. E essa divisão foi quase exata: a diferença de apenas 15 votos definiu a vitória da chapa Moviment[ação], reeleita na disputa pelo Diretório Acadêmico Wladimir Herzog.

Alunos comemoram a vitória da chapa Moviment[ação]

Independente da opção, era consenso que nunca havia ocorrido tamanha mobilização nas eleições para o D.A., inclusive dos alunos novatos. A chapa A Diferença é o que nos UNE (oposição) contou com grande envolvimento de alunos do segundo e terceiro semestres.

O diretor do Centro de Educação e Comunicação Social, Jairo Sanguiné, diz que a participação notável de alunos iniciantes "dificulta [para os alunos] terem noção", e aponta que houve propostas por parte das chapas sobre questões que não cabem ao diretório resolver. Mesmo assim, para Sanguiné foi "fundamental essa retomada não só do Movimento Estudantil, mas da própria manifestação dos estudantes, que representa a vontade dos alunos de participar nas decisões inerentes ao desenvolvimento dos cursos." O diretor diz estar orgulhoso da participação dos alunos da Comunicação Social, que compreende os cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Design de Moda e Produção Fonográfica.

FALHAS NA ORGANIZAÇÃO

O curto período entre o processo burocrático e a eleição propriamente dita prejudicou a organização das chapas. A chamada das eleições, feita pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE), aconteceu cerca de um mês antes da data de votação.

"Não teve debate, não teve troca de idéia", critica o aluno do primeiro semestre de Publicidade e Propaganda, Pedro Ripoll. Para ele, a falta desses elementos possibilitou uma campanha baseada em imagem. "Não houve processo eleitoral."

Nesse sentido, Yuri Ramil concorda com Ripoll. "Os votos são mais na amizade, [os alunos] não estão sendo críticos", diz o estudante do segundo semestre.

PROTESTO

Por isso, Ramil e o colega Yuri Fonseca resolveram protestar. A partir de comentários informais na aula do dia 07 de maio, véspera da eleição, os estudantes idealizaram uma terceira chapa. Na tarde seguinte, a chapa 3 surgia formalmente.

Às 19h, horário de início da votação, Fonseca e Ramil já haviam conquistado adeptos. Colegas usavam adesivos e mostravam cartazes com a única proposta da chapa: "Beba os 500 reais". A referência é ao dinheiro que o D.A. tem em caixa, a ser gerido pela chapa vencedora.

Embora a intenção da chapa fosse "abrir os olhos" dos colegas, a idéia de Ramil e Fonseca não deixou de ser vista também como brincadeira, inclusive pelos simpatizantes. "Nós fizemos só uma proposta para poder cumpri-la", diz Alexandre Bittencourt, que ajudava a divulgar a causa. Manoel Franco, do quinto semestre, completa: "caso aconteça uma fatalidade e a gente ganhar, cumprimos a promessa e passamos o D.A. para outra chapa."

A fatalidade não aconteceu. A chapa 3 recebeu três votos, menos que o número de pessoas que a divulgava. A mais beneficiada pelo fato foi Alessa Rovere, vencedora do bolão que perguntava qual seria o número de votos para a chapa alternativa. Rovere pagou R$ 0,50 para dar o palpite, e ganhou R$ 13,00.

PROFESSOR NÃO VOTA, MAS OPINA

"Se tem caráter de sátira é válido, não pode é banalizar", diz Jairo Nogueira, que leciona a disciplina de Teorias Sociológicas. Nogueira - que também dá aula em outros cursos da UCPel - diz que o envolvimento percebido na Comunicação Social se destaca, mas o professor repreende o processo eleitoral: "tem de discutir mais as idéias, isso não aconteceu."

Apesar das falhas, o coordenador do curso de Publicidade e Propaganda Michael Kerr considera que o curso ganha com as eleições, porque "a chapa que vencer vai querer fazer um bom trabalho."


Fotos: Jandré Batista


Ouça as entrevistas com os integrantes da Gestão Moviment[ação]:
+ Entrevista com o coordenador de comunicação e eventos, Fabrício Garcia
+ Entrevista com o colaborador Pablo Lisboa

No comments: